Ser hipócrita não siginifica ser uma pessoa má. Muitas vezes a hipocrisia é causada por uma mudança de pensamento. Eu, por exemplo, já mudei de opinião sobre vários assuntos no decorrer do meu amadurecimento. Não é algo de que possa me orgulhar, mas não tenho vergonha de falar que sou (como todo mundo) uma pessoa hipócrita. Gostaria e faço de tudo para não ser e venho melhorando (gostaria que reconhecessem esse esforço)
Na maioria das vezes a hipocrisia está ligado a assuntos polêmicos, e ser hipócrita nesse caso se relaciona também à preocupação com o que os outros vão achar e é nesse caso que eu peco. Apesar de muitas vezes negar isso (olha a hipocrisia aí de novo!), eu ligo sim pro que os outros pensam de mim. Não deixo de fazer o que eu quero por causa do juízo das pessoas, mas confesso que peso isso antes de agir.
Acho que esse discurso de que "não ligo pro que os outros pensam" não tá com nada! Acho que todo mundo liga sim; uns mais, uns menos. Eu já me preocupei bastante com isso e vejo que há uma relação diretamente proporcional ao nivel de hipocrisia, que por sua vez pode ter a ver com o nível de amadurecimento do ser humano. Antes eu era uma juíza de valores com medo de "errar", agora depois de um pouco de empirismo da vida sou mais livre desse preconceito social que envolve a humanidade, livre até demais, I must say.
Artista que sou, preciso confessar a minha angústia conquistada com essa nova liberdade. Não gosto que os outros pensem coisas negativas sobre mim, não gosto de saber que eu desagradei alguém, ou que alguém ache alguma coisa que eu não sou. Já não é mais uma questão de hipocrisia, e sim de personalidade. Eu SOU assim, isso me magoa. E se isso é ser considerado hipócrita, então pode me considerar uma de primeira...
Nenhum comentário:
Postar um comentário